Logotipo da CEA.
Mapa das Americas

JID acompanha o desenrolar da Operação Paraná III

by

Soldiers on Board

De 12 a 18 de agosto, a Junta Interamericana de Defesa dará prosseguimento ao acompanhamento da Operação Paraná III. Planejada pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), a Operação consiste em um exercício de ajuda humanitária, realizado sob a coordenação do Exército Brasileiro na região sul do país, que reúne tropas do Brasil e de outros 13 países do continente, em um contexto simulado de desastres naturais.

Durante a operação se exploram os casos hipotéticos que implicam a necessidade de implementar um esforço de apoio humanitário internacional, com a ativação de estruturas utilizadas em atividades como atendimento médico em hospitais de campanha, resgates móveis aéreos e fluviais e reabastecimento em zona de desastre, entre outros.

Segundo o Coronel de Infantaria Fábio Rodrigo de Assis, Assessor da Divisão de Cooperação em Desastres da Junta Interamericana de Defesa e representante da organização no evento, um dos destaques do exercício é a “integração entre os países participantes, principalmente na composição do Estado-Maior Geral da Força-Tarefa Conjunta e no planejamento integrado das ações de ajuda humanitária, além da emprego em campo de pelotões especializados de países como Paraguai, Chile, Uruguai e Equador”.
 

Militares da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana e Uruguai participam na Operação Paraná III.

Junta Interamericana de Defesa: Promoção e Fortalecimento da Confiança e Segurança Hemisférica.

Fonte: https://www.jid.org/la-jid-monitorea-el-desarrollo-de-la-operacion-parana-iii

Logotipo da XXXVI SEPCEA
Quartel General da SEPCEA