Sgt. 1st Class Alan Brutus, Exército dos EUA
Publicado em:
8 de Novembro de 2023
RIO DE JANEIRO, Brasil – Líderes seniores do exército de 21 nações do Hemisfério Ocidental se reuniram na cidade costeira do Rio de Janeiro, Brasil, para a Conferência dos Comandantes dos Exércitos Americanos de 2023, que teve início em 6 de novembro de 2023. O Brasil foi o anfitrião da conferência deste ano ao concluir seu papel como secretaria executiva permanente do 35º ciclo.
Cada ciclo da CEA dura dois anos e é alternado voluntariamente entre os 23 exércitos membros. O tema do 35º ciclo é: “A contribuição da CEA no processo de transformação e preparação do ‘Exército do Futuro’ para a expansão da cooperação e integração no enfrentamento dos desafios e ameaças que possam afetar a segurança e a estabilidade do Continente Americano”.
“O simples fato de estarem todos aqui significa que estão comprometidos com o fortalecimento dessas relações”, disse o Comandante do Exército Brasileiro, General Miguel Mine Ribeiro Paiva Tomas, durante a cerimônia de abertura. “A CEA reforça a diplomacia militar e é um fórum onde podemos conversar sobre temas de interesse semelhante. A CEA é indispensável para a política da região.”
Como membro fundador, o Exército dos EUA está ao lado dos parceiros em um esforço para atingir as metas de cada ciclo. O Exército dos EUA também reconhece a importância que organizações internacionais, como a CAA, desempenham na estabilização de várias regiões do mundo.
“A CEA é uma oportunidade para promovermos relacionamentos e oferece uma plataforma para aumentar a estabilidade e a segurança nas Américas”, explicou o general Andrew P. Poppas, comandante geral do Comando das Forças do Exército dos EUA e representante sênior do Exército dos EUA na CEA. “Sinto-me honrado por ter participado desse evento”.
Ao longo de cada ano, o Exército dos EUA participa de vários exercícios de treinamento para promover os objetivos da CEA de fortalecer a integração e a cooperação entre os exércitos americanos, proteger contra ameaças à paz na região e promover a democracia e a liberdade.
O Exército Sul dos EUA, comandado pelo General de Brigada William L. Thigpen, atua como o principal representante das atividades do Exército dos EUA em toda a área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA.
“Ao longo do ano, realizamos um grande número de eventos que demonstram nosso compromisso com os objetivos da CAA, incluindo exercícios de treinamento, intercâmbio de especialistas no assunto e diálogo com líderes seniores”, disse Thigpen. “Na semana passada, soldados chegaram ao Brasil para participar do Exercício Southern Vanguard 24 e recebemos o comandante-chefe do Exército do Chile em nosso quartel-general para discutir futuras oportunidades de treinamento combinado.”
A conferência de comandantes deste ano começou com uma cerimônia de abertura seguida de uma sessão plenária, durante a qual o Exército Brasileiro apresentou uma visão geral das atividades do 35º ciclo. Os participantes também analisaram os resultados da votação eletrônica realizada no início deste ano, que fez alterações nos estatutos da CEA, incluiu Portugal como observador especial da CEA e identificou o Paraguai como o exército anfitrião do 37º ciclo da CEA.
No final da sessão plenária, os exércitos participantes realizaram reuniões bilaterais para discutir desafios compartilhados e oportunidades de cooperação em segurança.
“Essa conferência foi uma ótima experiência”, comentou Poppas. “Gostei de poder sentar e discutir oportunidades de treinamento e desenvolver uma melhor compreensão dos desafios únicos em toda a região.”
A conferência deste ano foi concluída com a cerimônia oficial de entrega, marcando o fim do papel do Exército Brasileiro como secretaria executiva permanente, pois a responsabilidade foi passada para o Exército Mexicano, que ocupará o cargo durante os dois anos de duração do 36º Ciclo.
Fonte: Exército Sul dos EUA





